segunda-feira, 30 de junho de 2014

Mortalidade materna cai 1,7% no Brasil

30.06 - 22.59hs
O Brasil é o quarto país mais lento na redução da mortalidade materna, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). O trabalho foi feito com base na análise das taxas entre 2000 e 2013 de 75 países participantes dos Objetivos do Milênio. O Brasil teve um desempenho equivalente ao de Madagascar, com queda anual média de 1,7% na taxa de mortalidade materna. A marca está bem abaixo da média de todo o grupo, que foi de 3,1% ao ano.
Em 2013, foram 69 para cada 100 mil nascimentos, quase o dobro da meta assumida nos Objetivos do Milênio, com, no máximo 35 mortes a cada 100 mil nascimentos em 2015. O Brasil já assumiu que não vai conseguir atingir a marca.
Apenas 11 países conseguiram diminuir a taxa a um ritmo de pelo menos 5,5% por ano. Para dar dimensão do que isso significa, o risco de uma mulher morrer nos países avaliados por causas relacionadas ao parto e à gestação é de um para 66. Nos países com alto desenvolvimento, o risco é de um para 3,4 mil.
"Precisamos renovar e redobrar nossos esforços em áreas-chave, onde o progresso vem sendo menor", dizem os autores do documento. A mensagem é: o trabalho está inacabado, mas os objetivos são possíveis de serem alcançados. "O fim de 2015 vai inaugurar uma nova era da saúde global e o ânimo para se alcançar as metas não pode diminuir”.
Entre os pontos considerados essenciais pelos autores do trabalho está a melhoria do acesso a métodos contraceptivos, fundamentais para garantir o planejamento familiar; a garantia da assistência, feita com profissionais preparados e equipados adequadamente, tanto na gestação quanto nas fases pré e pós-parto; a redução de índices de doenças como diarreia e pneumonia e o combate a altos índices de desnutrição.

(Fonte Estadão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário