domingo, 5 de outubro de 2014

O DESESPERO DE APARECER PERANTE A CHEFIA.

05.10 - 16.10hs
Alguns bancários ficam rondando seu local de expediente e ao menor sinal de descuido dos manifestantes, invadem as dependências bancárias. Os clientes evitam os grevistas e procuram pelo vigilante bancário para tentar entrar no banco, mesmo que com as luzes apagadas.
Esta cegueira momentânea tem explicação!
O cliente quer resolver seu problema e no dia do pagamento do compromisso financeiro, ele corre para o banco para se livrar dele, antes que apareça outro gasto.
Para o bancário é um sinal de que precisa ser visto, para justificar mais tarde e após a greve, que tentou.
Não criticamos, nem apoiamos esta iniciativa, só ponderamos que este não é o melhor caminho e deve existir em todos os trabalhadores a consciência do direito, da cidadania, da liberdade e do compromisso com a categoria, seja ela qual for.
Vimos vários chamados através do WhatsApp, onde uns chamavam os outros e de ligações feitas de dentro dos bancos convocando ou melhor “chamando” os bancários para se apresentarem após as 16 horas. Dependendo do lado que estão os interlocutores esta palavra muda, mas na realidade o trabalhador é ameaçado, sem sombra de dúvidas.
Houve até um fato interessante, onde alguns bancários foram dispensados quando compareceram as convocações após as 16 horas e o motivo: “excesso de trabalhadores na agência”!

Realmente lamentamos que a justiça brasileira não consiga coibir esta pratica patronal de “convocar” em meio ao direito adquirido pela constituição. Uma pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário