Com 52 páginas a minuta de reivindicações foi entregue ontem (11) aos banqueiros em São Paulo. Agora o próximo passo será a mobilização dos bancários para conquistar os itens da pauta de reivindicações como, o reajuste salarial de 11%, a valorização dos pisos salariais, maior participação nos Lucros e Resultado, mais contratações e garantias de emprego, fim das metas abusivas e do assédio moral, plano de cargos e salários, segurança contra assaltos, igualdade de oportunidades para todos, entre outras questões.
"Precisamos da mobilização dos bancários para que, possamos conseguir todas essas reivindicações e mostrar para os banqueiros a força que o movimento sindical tem", afirma o presidente do sindicato Julio.
Pauta de reivindicações já está nas mãos dos bancos. Primeira rodada está prevista para o mês de agosto, entre os dias 23 e 27.
O Comando Nacional dos Bancários entregou ao presidente da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), Fábio Barbosa, na manhã desta quarta-feira, 11, em São Paulo, a pauta de reivindicações 2010 da categoria. Segundo Magnus Apostólico, Superintendente de Relações do Trabalho da Fenaban, a primeira rodada de negociação deve acontecer ainda no mês de agosto, entre os dias 23 e 27.
Arnaldo de Souza Benedetti, presidente da Federação, destacou que a pauta foi construída pelas bases através da consulta aplicada nos locais de trabalho e consolidada nas conferências regionais e nacional. “A expectativa é de que as negociações sejam rápidas e eficientes, pois temos uma pauta modesta num país de economia e Sistema Financeiro privilegiados”, afirmou.
O presidente do Comando Nacional, Carlos Cordeiro, comparou a rentabilidade do sistema financeiro no cenário de crescimento da economia do Brasil com o mote da Campanha Salarial deste ano – Outro banco é preciso – Pessoas em 1º lugar . “Esta não é uma campanha meramente economicista. Os trabalhadores apontaram em pesquisa que querem uma contrapartida social dos bancos. Buscamos além de melhores salários, mais empregos, fim das metas abusivas e do assédio moral, condições dignas de trabalho, igualdade de oportunidades, segurança contra assaltos e melhoria do atendimento para os clientes e à população.
Além da Federação de SP e MS e do Sindicato de Campinas, participaram da entrega da pauta Federações e Sindicatos de todo o país que integram o Comando Nacional dos Bancários. Pelos bancos, representantes das maiores instituições financeiras privadas e públicas.
Conheça as principais reivindicações dos bancários
- Reajuste salarial de 11% (inflação do período mais 5% de aumento real);
- Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de três salários mais R$ 4 mil para cada funcionário;
- Piso salarial no valor do salário mínimo do Dieese (R$ 2.157,88);
- Plano de Cargos e Salários em todos os bancos;
- Previdência Complementar para todos os bancários;
- Mais contratações, com garantia de emprego e igualdade de oportunidades para mulheres, negros e pessoas com deficiência;
- Fim das terceirizações e dos correspondentes bancários;
- Fim das metas abusivas e combate ao assédio moral;
- Assistência médica e psicológica às vítimas de assaltos, sequestros e extorsões;
- Melhoria do atendimento aos clientes, com redução das filas e diminuição dos juros e tarifas.
A entrega da pauta de reivindicações contou a presença de sindicatos e federações que
Fotos: Julio César Costa
Fonte: Feeb SP/MS
Nenhum comentário:
Postar um comentário