22.09 - 13.10HS
SOROCABA ABRANDA PENA PARA AGÊNCIAS BANCÁRIAS – (matéria de
21.09.14)
A matéria que obordou o assunto foi importante para alertar
a população quanto aos acontecimentos que envolvem e beneficiam os maiores e
mais poderosos patrões no Brasil, os banqueiros e seus parceiros incontáveis.
A lei das filas existe em Sorocaba desde 2005 e aplica
multas aos bancos que demoram a atender seus clientes, mais de 15 minutos em
dias normais e 30 minutos em dias de grande movimento.
Quando a lei foi criada, existia por parte de sua autora
(Tânia Bacelli) a preocupação em que os bancos atendessem seus clientes com
maior agilidade e a colocação de trabalhadores em numero suficiente para tanto
era a finalidade do projeto, que foi aprovado pelos demais vereadores.
Os banqueiros são poderosos e investem muito naquilo que
interessa a eles e em quem pode dar retorno, para que seus lucros continuem astronômicos.
Ocorre que desde sua criação, lá em 2005 e passados nove
anos, nenhum banco teve seu alvará de funcionamento cassado e então questionamos
esta iniciativa de reduzir o espaço de tempo para 24 meses para tanto, antes de
a mudança ser votada. Opinamos também em quais as mudanças que poderiam ser
aprimoradas nesta lei, tornando-a mais eficiente, porem não fomos atendidos.
Por outro lado, acreditávamos que nossa casa de leis fosse
coerente com a votação do passado e não aprovasse a tal mudança. Infelizmente isso
não aconteceu!
O movimento sindical sorocabano tem dado mostras de
preocupação com a população em nossa região e provocado mobilizações quando a
situação requer e nós bancários, temos feito vários apontamentos sobre os rumos
que a sociedade brasileira é sugestionada tomar, independente de a quem
prejudicam e por quais motivos, em benefício de quem e quantos.
A referida lei foi alterada em benefício de um grande banco
em nossa cidade, que já havia sido multado por sete vezes e foi alertado disso. Em contrapartida, a lei foi
sugestionada mudar para amparar este filão da sociedade (bancos) que,
politicamente investe de todos os lados e independente de quem venha vencer as eleições
permanece do lado certo e como tem muito dinheiro envolvido, nunca erra o alvo!
Nas eleições de 2010 os banqueiros investiram em campanhas políticas de nada
menos que 450 candidatos a deputados e
nenhum deles, do lado dos trabalhadores (Dados do TSE)!
Os clientes bancários não foram beneficiados em nada com
esta mudança, mas os bancos foram!
Repetimos neste espaço que o cliente bancário e a população
Sorocabana devem aprender se defender e exigir que as leis sejam cumpridas. Em caso
de não ser atendido no prazo estipulado, o PROCON deve ser procurado com os
comprovantes necessários em mãos e exigir que os bancos sejam autuados e que
melhorem seu atendimento, aumentando o numero de atendentes e não os escondendo
internamente para serviços de Call Center (telefonemas para venda de produtos).
A fiscalização em Sorocaba é deficitária e quase
inexistente. São vários os bancos que desrespeitam as leis vigentes e nada
acontece. Relembramos com pesar, que um banco da Avenida São Paulo, só colocou
as divisórias entre os caixas e a fila de espera, quando um cliente foi morto
na saída da agência bancária, após um saque efetuado. Hoje, inúmeras agências
bancárias instalaram suas divisórias de “faz de conta” e já denunciamos isso
através de imagens feitas nos locais, mas nada foi feito e os infratores
continuam beneficiados. Os gerentes destas agências fazem vista grossa e temem
enfrentar suas diretorias, alertando as falhas existentes!
Ainda sobre a matéria, a lei das filas é valida para os
correspondentes bancários, assim como as divisórias e perguntamos, quantas
lotéricas respeitam este tempo? Quantas possuem divisórias? Quantas foram
fiscalizadas sobre estes assuntos? As leis foram criadas para “fazer de conta” também?
O movimento sindical bancário discute a segurança bancária
diretamente com os banqueiros, que negam todas as nossas preocupações,
desdenham nossas ideias e expõem os clientes aos perigos dos correspondentes
bancários e suas fragilidades operacionais.
O cidadão brasileiro precisa aprender se valorizar afinal
paga por tudo o que os bancos oferecem, até nosso salário que é 100% custeado
pelas tarifas bancárias! Precisamos reivindicar nossos direitos e ajudar-nos
uns aos outros, que se ficarmos esperando é melhor sentar, porque a demora é quase
que eterna!
Cliente bancário! Nossas negociações com os banqueiros estão
esgotadas, não conseguimos sensibiliza-los de nossas dificuldades e a greve da
categoria está sendo agendada para o dia 30 de setembro. Previna-se!
Julio Cesar Machado
Presidente do Sindicato dos Bancários de Sorocaba e região
Nenhum comentário:
Postar um comentário