quinta-feira, 5 de agosto de 2010

PENDÊNCIAS BB/BNC DISCUTIDAS NO SINDICATO

Após a fusão do Banco do Brasil com o Banco Nossa Caixa, muitos assuntos surgiram, muitas confusões foram criadas e o Sindicato vem tentando resolvê-las da melhor maneira possível. Na reunião agendada dia 02.08, no intuito de discutir determinados assuntos que de um modo geral afetam os quatro cantos de nossa base territorial, foram abordados vários problemas ao superintendente do BB.

Sonia Regina Dell’Amo (Funcionária BB), José Renato Domingues Zamuner (Tesoureiro) e Julio Cesar Machado (Presidente) estiveram reunidos com o Superintendente da Regional BB em Sorocaba, e afirmaram o desejo deste sindicato em resolver os problemas da categoria e não do interesse de um grupo, como sugestionaram alguns e discutiram o seguinte:

OBRAS

Existem 3 prioridades em nossa região:

-Sorocaba Centro (Catedral) – Terá a solução dos problemas elétricos e de instalação do ar condicionado até o mês 10/10.

-Tatuí – SP – Apesar de se perder dinheiro com uma agência que não tem condição de ser reaproveitada, será adaptada uma rampa de acesso neste prédio, para adequá-la as necessidades especiais e um novo prédio será providenciado entre 8/10 meses.

-Buri – SP - A reforma do antigo prédio do BNC será priorizada e devera ser concluída até o mês 11/10;

HORÁRIO DE ATENDIMENTO E HORAS EXTRAS

A pesquisa apontou várias reclamações de que se o sistema fechar, o caixa não consegue mais concluir seus trabalhos:

- A informação é a de que o funcionário tem até 3 minutos para reiniciar sua jornada, agora se for completado o procedimento com a palavra “SAI”, o ponto não reabre mais;

- Que as Horas Extras feitas devem ser pagas e que elas não interferem no pagamento da PLR, como muitos imaginam;

- As Horas Extras feitas na transição das agências, devem ser pontuadas e cobradas dos gestores, cabendo as estes a concessão dos dias.

- Que a abertura de caixa com senha superior, será tratada com a demissão do opressor e perguntado aos Gerentes de Votorantim e Boituva, ambos negaram tais ocorrências em suas agências.

- Que com a instalação do novo ponto eletrônico, este problemas não existirão mais;

DISTRIBUIÇÃO/REALOCAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS

- Os excedentes serão realocados na praça;

- Sorocaba esta fechada para a entrada de outros pretendentes de outras bases;

- Ainda existem 45 vagas em aberto e para isso serão chamados os concursados;

- Estão sendo contratados mais 50 estagiários;

- Que existe respeito pelo funcionário que deseja ficar na praça e as transferências acontecem dentro de uma lógica, sem prejuízo ao trabalhador;

- Está chegando à hora das nomeações dos Gerentes Gerais das agencias BNC;

- Algumas promoções dadas chegaram a 250% de aumento;

ASSÉDIO MORAL

- O banco esta implementando o “Programa Dialogo” que permite uma integração do grupo de trabalho, trazendo o funcionário para dentro da instituição;

- Este “Programa” é idealizado pela FGV e tem como objetivo a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT);

- Que é direcionado para Gerentes Gerais e Gerencias Medias, tendo como objetivo a melhoria dos relacionamentos chefe X subordinado;

CONDIÇÕES DE TRABALHO/ESTRUTURAÇÃO

- Algumas agências do BNC não possuem estrutura suficientes para adaptações elétricas/eletrônicas e no caso dos telefones, foram adquiridos celulares corporativos (já em poder dos GGs) e no caso das Gerencias Médias já foram autorizados e devem estar sendo providenciados;

- Prefeitura de Votorantim – SP – Não será transformada em agencia e quanto ao excesso de clientes, ficou acertado que atenderão somente os funcionários da prefeitura a partir de 03.08, cabendo a agência Votorantim absorver o excedente;

PROGRAMA INTEGRANDO CULTURA

Visa promover a troca de funcionários de uma agência por outra, desde que no mesmo cargo, acrescentando a pontuação dos funcionários, liberando em um ano as transferências que hoje necessitam de 2 anos de permanência na unidade para solicitar novo processo de mudança.

- Não esta aberto para GGs;

- É necessário realizar a troca por pares e dentro da praça (Ex.: funcionário BB Sorocaba por funcionário BNC Sorocaba, funcionário BB Itu x BNC Itu, etc.);

- Hoje foram concretizados 20 pares e existem 500 interessados. Este processo termina em 30.08;


Ficou acertado também que doravante, todos os problemas que chegarem ao nosso conhecimento, estaremos pontuando diretamente com a superintendência e retornando os resultados aos interessados.

Deixamos nosso site www.bancariosorocaba.org.br, o email contato@bancariosorocaba.org.br, os fones 32292990 e 32292993 para denúncias ou questionamentos.
Por Sonia Regina - Diretora do Sindicato e Funcionária do BB/NOSSA CAIXA

6 comentários:

  1. Helder Valente5/8/10 15:28

    DESCOMISSIONAMENTO

    Gostaria que fosse perguntado ao BB, por que não estão respeitando a sumula 372 do TST, bem como a Lei estadual paulista n° 13.286/2008, em seu artigo 1º, §5º 5º - Após a alienação de que trata esta lei, o Banco do Brasil S.A. deverá respeitar os direitos adquiridos pelos atuais empregados em convenções coletivas, cláusulas específicas, contratos individuais de trabalho ou termos aditivos acordados.
    A verdade é que naquele Banco não se respeita o ser humano, não existe ética.

    Abraços.

    Helder

    ResponderExcluir
  2. É isso que dá colocar qualquer um pra ser chefe. O cidadão mal tem faculdade e decide a vida de gente formada pra estar no lugar dele! Absurdo!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo6/8/10 18:17

    PARABÉNS AO SINDICATO POR TENTAR AJUDAR AOS COLEGAS, O DIÁLOGO REALMENTE É MUITO IMPORTANTE E MELHOR DO QUE ISTO É ACOMPANHAR O PROCESSO TODO E VERIFICAR SE O QUE FOI ACORDADO SERÁ CUMPRIDO.

    ResponderExcluir
  4. SONIA REGINA9/8/10 07:43

    Amanhã dia 10/08 haverá uma reuniao em SP entre os sindicatos e os diretores do BB, Dan Conrado e Carlos Neto. Será sobre condições de trabalho. Este sindicato estará representado pelas dirigentes sindicais e tbem funcionárias do banco, Sonia Regina Dell´Amo e Ana Flávia Rodrigues de Oliveira.

    ResponderExcluir
  5. Sonia Regina9/8/10 08:11

    Helder, eu entendo perfeitamente sua indignação e vou te dizer o que não canso de repetir: leis existem... e muitas!!!!! Agora cumprí-las é outra história. Cabe a nós cidadãos exercermos nosso direito, nossa cidadania em qualquer segmento: seja no comércio, seja nas filas dos bancos, etc... eu poderia aqui citar uma série de projetos de leis que nos protejem, mas que, infelizmente, achamos que não vale a pena "perder tempo" correndo atrás.
    Não é o seu caso. Vc é consciente.
    Estou falando de um modo geral.
    O povo, os cidadãos, os trabalhadores, têm uma força que não imaginam. Basta se unirem em um mesmo ideal. Mas, enquanto cada um olhar para o seu próprio umbigo,ficamos frágeis e a mercê das injustiças sociais.

    ResponderExcluir
  6. Quero morrer...Não aguento mais tanta perseguição da minha chefe...

    ResponderExcluir