segunda-feira, 13 de agosto de 2012

BANQUEIROS DESAFIAM CLIENTES ESPERAR MAIS TEMPO DENTRO DAS AGÊNCIAS

OUTRO TEXTO ENVIADO PARA A COLUNA DO LEITOR DOS JORNAIS DE SOROCABA:
Com antecedência de um mês, demos inicio as discussões da campanha salarial bancaria 2012.
A questão remuneração é deixada para as ultimas discussões,evitando  fazer sombra as demais clausulas que são tão quão importantes para a categoria.
No assunto emprego, discutido na primeira rodada, nosso desejo é que sejam contratados novos trabalhadores para um atendimento decente aos clientes. Em seis meses os bancos demitiram mais de 20.000 trabalhadores e contrataram outros 23.000.
Nesta conta estão inclusas as contratações feitas pela Caixa Econômica Federal, para suprir seus quadros defasados, o que aumenta a afirmação da alta rotatividade implantada nas instituições bancarias em prejuízo da empregabilidade.
Para responder nossa reivindicação de aumento no numero de empregos, solicitaram que mudássemos nossas leis vigentes que regulamentam em 15 e 30 minutos o tempo de espera para atendimento em agências bancárias, ampliando-as para uma hora. Forma de obter lucros maiores com o quadro diminuto e total desrespeito para com os clientes.
Quanto à terceirização, somos contrários a sua existência em nossa categoria e nada contra as pessoas. Somos favoráveis a contratação dos mesmos como bancários, tendo os mesmo direitos que temos. Os banqueiros afirmam que 90% dos afazeres bancários podem ser terceirizados.
Assim continuam lucrando e o cliente fica a mercê de trabalhadores despreparados e confusos quanto sua função dentro do banco.
Outra demonstração da ganância dos banqueiros é o desejo de criar uma classe social trabalhadora que façam uso somente dos correspondentes, que preferem chamar de “não bancario”, excluindo-os das agências bancarias. Barateando os custos desta terceirização, lucram mais sem nenhuma responsabilidade pelo quadro de funcionários terceirizado, junto ao contratante dos serviços bancários.
Enquanto desejamos maior volume de trabalhadores, aumento de segurança, melhores condições de trabalho, aumento do horário de atendimento para melhor atender os clientes das agências, os banqueiros sinalizam com o interesse inverso e anti-social de retirar a população do interior dos bancos, porem, continuarão pagando as taxas absurdas impostas por eles.
Tudo isso amparado pelo Banco Central que resolveu legislar em favor da classe mais abastada de nosso País, sem produzir um único produto, simplesmente investindo nosso dinheiro e aumentando suas fortunas.
Julio Cesar Machado - Presidente
Sindicato dos Bancários de Sorocaba e Região

Nenhum comentário:

Postar um comentário