segunda-feira, 13 de agosto de 2012

MINHA INSATISFAÇÃO CONTRA DECISÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO LOCAL

ESTE TEXTO FOI ENVIADO PARA A COLUNA DO LEITOR DOS JORNAIS DE SOROCABA:
Não é de hoje que a diretoria do Sindicato dos Bancários de Sorocaba e região tomam partido em defesa da população, dos clientes bancários e logicamente dos bancários, nossa razão existencial.
Fizemos um apelo ao Ministério Publico de Sorocaba, no sentido de aumentar o numero de policiais nos arredores dos bancos e dos caixas eletrônicos, em virtude do crescente numero de explosões dos caixas automáticos, e de agências bancarias (caso CEAGESP) que colocam em risco a vida dos transeuntes, usuários bancários, vigilantes e inclusive dos próprios marginais, pelo uso exagerado deste artefato perigoso.
Faço parte de uma comissão de negociação sobre segurança, que discute com a Federação dos Bancos (FEBRABAN), os problemas relacionados às deficiências da segurança bancaria, que tem exposto usuários bancários a risco de morte. Nossa avaliação nacional (movimento sindical) da conta de 28 mortes neste primeiro semestre de 2012 em conseqüência de assaltos e principalmente as saidinhas de banco, que superam os números do mesmo período de 2011.
Também solicitamos do Vereador Martinez no ano de 2007, a criação das populares  divisória” entre a fila de espera e os caixas de atendimento bancários, hoje copiada com sucesso em todo o território nacional, para evitar a vigilância dos marginais quando dos saques efetuados nos bancos, mas principalmente evitar que após os assaltos na época, a culpa recaísse sobre nossos ombros e a dos vigilantes, como a frase usada naqueles acontecimentos afirmava “É INFORMAÇAO PRIVILEGIADA DE DENTRO DO BANCO”.
Fazendo parte do Conselho Sindical junto a Gerencia do Ministério do Trabalho de Sorocaba, em conjunto com as lideranças sindicais de nossa cidade e também da região, provocamos uma audiência publica no ano de 2011, que tratou do assunto das terceirizações do trabalho, que consideramos como a precarização do trabalho, devido sua parcialidade em beneficio somente da classe patronal.
Recentemente, causamos o fechamento de uma agência bancaria de Sorocaba, que em reforma, prejudicava clientes e bancários que freqüentavam aquele ambiente, com risco de morte aos usuários e em despacho judicial, o Juiz afirmava que aquele era um pedido justo, pela preservação da saúde e da vida de todos. Foi uma medida preventiva!
No julgamento de nosso pedido, o Ministério Público do Trabalho de Sorocaba decidiu por seu ARQUIVAMENTO. A consideração feita foi a de que o problema é de segurança publica e que as explosões acontecem sempre no período da madrugada, longe do transito das pessoas.
Então chegamos à conclusão de que alguém tem que morrer para que as providências sejam  tomadas em nosso País!
A questão de segurança publica, ouvimos da boca dos banqueiros a mesma afirmação, mas e daí? Como ficamos nós, simples cidadãos? Qual solução poderia ser dada então?
O que desejamos neste momento é PREVENIR! Discutimos com os banqueiros a questão dos seqüestros bancários e eles alegam ser problema de segurança publica.
No ultimo dia 8, tivemos um seqüestro dos pais de um funcionário bancário na cidade de Sorocaba, que graças ao bom Deus foram libertados sem ferimentos.
Quem vai convencer estas vitimas de que a falha é de segurança publica?
Quem pode afirmar que a fragilidade na segurança bancaria, não são incentivadores destes seqüestros?
E neste caso, até quando as vitimas sairão ilesas?
LAMENTAVEL ATITUDE! Ficamos sem solução para o problema. E agora, cruzamos nossos braços??
Julio Cesar Machado
Presidente do Sindicato dos Bancários de Sorocaba e região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário