segunda-feira, 25 de agosto de 2014

A TERCEIRIZAÇÃO É CONTRARIA AOS DIREITOS HUMANOS.

25.08 - 14.57hs
Participante do seminário, o Juiz da Corte Interamericana dos Direitos Humanos Roberto Caldas informa que uma das consequências da terceirização é a violação das normas de caráter universal sobre direitos humanos e do trabalho decente.
O direito do trabalho é um direito humano, assim o exercício completo do cidadão também depende da dignidade no trabalho. O Pacto São José da Costa Rica defende direitos para os trabalhadores do continente americano e é uma lei supralegal, que se subordina apenas a Constituição Federal. Esse pacto diz que toda pessoa tem direito ao trabalho em condições justas e igual remuneração, quando exerce função que outra.
No século XXI ainda presenciamos a degradação dos trabalhadores e dos direitos humanos, alem de a terceirização de um modo mais abrangente impediria a realização de concursos públicos, igualdade de oportunidades e a inclusão de pessoas com deficiência.
A alta rotatividade está inclusa na terceirização e enquanto um terceirizado permanece 2,6 anos no emprego, o contratado direto permanece 5,8 anos em média.

Para finalizar, Roberto Caldas deu números que são alarmantes e que foram apurados pelo Departamento de Erradicação do Trabalho Escravo (DETRAE) mostrando que 9 entre 10 trabalhadores libertados do trabalho escravo incluem terceirizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário