19.07 - 21.46
Nesta última sexta-feira (18), recebemos cópia do projeto
que altera a lei que regulamenta o tempo de espera nas agências e
correspondentes bancários em nossa cidade.
Com simplicidade, o Vereador Martinez que é o líder do
partido na Câmara Municipal, disponibilizou o texto para que fizéssemos nossas observações
e como desejo da categoria, elas foram feitas com objetividade.
Os motivos pelo qual a lei coloca um teto de 24 meses entre
a primeira e a quinta autuação, que possibilita a cassação do alvará de
funcionamento da agência infratora, não ficou claro, pois em nove anos de existência
da referida lei, nenhum banco foi prejudicado com tal procedimento.
Entre várias observações feitas, o apontamento do PROCON
como entidade responsável pelas fiscalizações ficou evidente, como deseja a
categoria que muito raramente vê as agências fiscalizadas.
Alguns exemplos de falta de autuação das fiscalizações são:
divisória entre os caixas e a fila de espera mal colocada, ausência de portas
giratórias e vigilantes, portas giratórias instaladas sem finalidade, descumprimento
diária na lei de espera em fila de banco e correspondente bancário, inexistência
de informações quanto ao fornecimento de senha e tempo de espera, ausência dos
guarda volumes, entre outras.
Nossos motivos são justos e por isso desejamos mais rigor no
cumprimento às leis reguladoras em segurança bancária.
As agências bancárias de Sorocaba deveriam ser obrigadas, por lei, a disponibilizarem a partir de três guichês de atendimento de caixa, no mínimo, para atendimento da fila no caixa, pois do contrário, o banqueiro irá apenas repassar a responsabilidade pelo cumprimento da lei, ou diga-se de passagem, vai descer a chibata nos bancários, que hoje desempenham suas funções em ambiente de trabalho inadequado e inapropriado para a demanda existente.
ResponderExcluirHavendo a obrigatoriedade da instalação de três ou mais guichês, no mínimo, por agência, dimensiona-se melhor a capacidade de atendimento entre senhas prioritárias, normais e caixa rápido.
E também a fixação de 30 minutos para atendimento às segundas-feiras viriam em aúxilio dos bancários, haja vista este dia da semana acumular as demandas de sábado e domingo também.
Fica aqui a sugestão.