07.07 - 15.22hs
Em 9 anos de criação da lei de espera em fila de banco, não
soubemos de nenhum caso de cassação de alvará de funcionamento de um deles.
Hoje e inexplicavelmente, a lei esta para ser votada com um período
máximo de tempo para o benefício dos usuários e indicam 2 anos para isso.
Contestamos e afirmamos que se em nove anos nada aconteceu,
em dois ficará muito pior.
Interessante que resolveram mexer nesta lei sem previa
consulta ao sindicato, justo a entidade que sempre transitou e conversou
abertamente com os vereadores sobre estes assuntos.
A lei está colocada em cinco passos quanto as infrações,
onde no primeiro existe apenas uma advertência quanto ao não cumprimento do
tempo de espera na fila, no segundo é aplicada uma multa de R$ 5.000,00, do
terceiro ao quinto as multas passam ser de R$ 10.000,00 cada e após isso, a
cassação do alvará de funcionamento do banco.
Temos esta ferramenta que pode ser usada pela população contra
os bancos infratores, que é orientar o cliente a procurar pelo PROCON e na
aplicação das multas, podemos ter resultados favoráveis a contratação de novos
trabalhadores.
Precisamos correr com esta informação já que os bancos pretendem
eliminar os caixas das agências, como já começaram tentar fazer.
O prejuízo é da categoria profissional e do cliente bancário
que cada vez mais está sendo empurrado para os correspondentes bancários.
Ponto para o patronato!
É preciso avançar na lei da fila e não o contrário e pensar também nos bancários que atuam como caixas nas agências. Mínimo de três caixas nas agências menores (hoje existem agências pequenas com um ou dois guichês que não dão conta da demanda, tem que ter no mínimo três para estas agências, para as maiores, mais caixas também) e de trinta minutos de atendimento às segundas-feiras (pois acumula o movimento de boletos de sábado, domingo e segunda em apenas um único dia) seria de bom grado.
ResponderExcluirFica a dica para o sindicato propor como avanço na lei da fila.
Sua dica foi encaminhada ao Vereador Martinez, que está incumbido de colocar dois anos para prazo na lei da fila de espera nos bancos em votação.
ResponderExcluirTemos muito o que avançar e discutir contra o desejo dos poderosos banqueiros e precisamos da ajuda dos clientes, que definitivamente devem reclamar no PROCON quando não forem atendidos corretamente. é nossa função orientar os clientes a faze-lo.